sexta-feira, agosto 19, 2022

TV estatal russa mostra vídeos simulando a destruição da Irlanda por armas nucleares

TV estatal russa mostra vídeos simulando a destruição da Irlanda por armas nucleares

A televisão estatal russa transmitiu vídeos simulando a destruição da Irlanda com armas nucleares em resposta ao apoio do Reino Unido à Ucrânia em meio à guerra em curso no país.

 

Os vídeos foram divulgados pelo canal de televisão estatal Russia-1 e apresentados por Dmitry Kiselyov, um colaborador próximo do presidente russo Vladimir Putin e que é visto como um apoiador do Kremlin. Este é o canal de televisão mais assistido na Rússia.

 

A Irlanda não é mencionada diretamente em nenhum dos dois vídeos. O apresentador Kiselyov fala de um ataque às “Ilhas Britânicas” enquanto imagens mostram as ilhas da Irlanda e da Grã-Bretanha sendo varridas do mapa por uma arma nuclear.

 

“Na verdade, parece que eles estão delirando com as Ilhas Britânicas”, diz Kiselyov, depois de afirmar sem fundamento que o primeiro-ministro britânico Boris Johnson havia ameaçado um ataque nuclear à Rússia.

 

“Por que ameaçar a Rússia sem fim quando você está em uma ilha que é, você sabe, tão pequena?” ele diz, de acordo com uma tradução do jornalista Francis Scarr, que monitora a mídia russa para a BBC.

 

“A ilha é tão pequena que apenas um míssil Sarmat é o suficiente para afundá-la de uma vez por todas. Tudo já foi calculado”, afirma, enquanto um gráfico mostra uma explosão “apagando” a Irlanda e a Grã-Bretanha do mapa.

 

Kiselyov também fala em usar um drone submarino nuclear Poseidon, uma arma experimental russa, para “mergulhar as Ilhas Britânicas nas profundezas do mar”.

 

 

“Ele se aproxima de seu alvo a uma profundidade de 1 km a uma velocidade de 200 km/h. Não há como parar este drone subaquático”, diz ele aos telespectadores.

 

“A ogiva tem um rendimento de até 100 megatons e causará um gigantesco maremoto de até 500m de altura. Essa barragem sozinha também carrega doses extremas de radiação”, afirma.

 

Um gráfico de computador mostra o míssil explodindo na costa nordeste de Co Donegal, desencadeando um maremoto que varre ambas as ilhas do mapa.

A radiação da explosão transformará o que resta das Ilhas Britânicas em um “deserto radioativo”, conclui.

Os vídeos fazem parte de uma das várias transmissões recentes ameaçando ataque nuclear ao Reino Unido em retaliação por seu apoio à Ucrânia, que Moscou invadiu em 24 de fevereiro.

 

Falando sobre o míssil Sarmat em março passado, o professor Malcolm Chalmers,do Royal United Services Institute, um think tank britânico de defesa e segurança, disse que um único míssil armado com 10 ogivas poderia atingir áreas tão grandes quanto o Texas ou a França , potencialmente matando milhões de pessoas. No entanto, “a maioria dos habitantes de qualquer território estaria fora do raio de explosão e precipitação, assim como muitas vilas e cidades”, disse ele.

Embaixador

O deputado do Fianna Fáil pela Irlanda do Sul Billy Kelleher disse que o governo deveria convocar o embaixador da Rússia no Estado, Yury Filatov, para informá-lo sobre “nosso absoluto desgosto pela transmissão [russa]”.

 

“É uma ameaça que defende a violência contra a Irlanda e isso é completamente inaceitável. É muito nojento”, disse.

 

“Eu não consideraria isso como uma ameaça contra a Irlanda realmente, não. É a linguagem bélica padrão que você vê na mídia controlada pelo Estado. Não está completamente claro que ele esteja ciente de que a Irlanda é um país separado”, disse uma fonte diplomática.

 

“Mas o público para isso não é irlandês ou britânico. É propaganda interna para o povo russo. Mas, suponho, destaca o fato infeliz de que, se o Reino Unido estivesse sujeito a um ataque nuclear, por mais improvável que seja, a Irlanda quase certamente seria apanhada nele.”

 

Kiselyov, que está em uma lista de sanções da UE, tem um longo histórico de fazer comentários agressivos  e espalhar teorias da conspiração no ar. Seu programa semanal, News of the Week, é visto como um veículo de propaganda do Kremlin.

 

Em 2013, ele foi escolhido por Putin para chefiar o Rossiya Segodnya , o grupo de mídia estatal russo.

Fonte: irishtimes

 

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.